Amor de Deus

Amor de Deus

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Vencendo a tempestade.

Bom dia amigos!
Ontem contamos com a visita de um Pastor de Brasília, para ministrar em nossa igreja. O nome dele é Anderson.
A mensagem foi tão maravilhosa que eu gostaria de compartilhá-la com vocês:

Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.
Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.  Alta madrugada Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.
Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma!" E gritaram de medo.
Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”.
"Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas".
"Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.
Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!"
Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, por que você duvidou?”.
Quando entraram no barco, o vento cessou.
(MT 14:22)

Em muitas ocasiões em nossas vidas, passamos por lutas tão intensas que podem ser comparadas com uma tempestade.
Através desta passagem Bíblia, podemos perceber que o Senhor Jesus quis nos ensinar alguns pontos, com esta tempestade. As tempestades são necessárias em nossas vidas, pois há coisas que só conseguiremos aprender na tempestade.

1-      Há momentos na vida que os ventos são contrários.

Em alguma situação de sua vida, você já pensou que tudo estava contra você? Você já pensou que não tinha mais jeito, ou solução? Os ventos contrários representam exatamente isso.
Em algumas situações de nossas vidas, pensamos que tudo acabou. Pensamos que nada está cooperando a favor de nosso projeto. Se já não bastasse estarmos em meio a uma tempestade, ainda temos que lutar contra o vento.
Porém, quero informa-lhes algo que pode lhe dar esperança: Os ventos não soprarão contrário por toda a vida!
O que leva uma pessoa a não alcançar sua benção, é que logo após sentir o vento contrário, ela já desiste de tudo, deixando de lutar a favor de sua vitória. Não tem paciência para esperar o vento cessar. Notem que através destes versículos acima, que quando Jesus entrou no barco, o vento imediatamente cessou. O tempo certo para o vento cessar, há de vir em nossas vidas, basta que deixemos Jesus entrar em nosso barco.

2-      Em meio à tempestade, vemos “fantasmas” onde não existe.

Podemos notar que no versículo 26, os discípulos confundem Jesus com um fantasma.  
Estudiosos do corpo humano dizem que em meio a situações de medo extremo, o nosso corpo humano, através do Sistema Límbico, tende a criar imagens, e assimilar formas em nossa mente, que não são reais.
Na prática, isto quer dizer, que quando estamos em um problema, temos a tendência a potencializá-los, de maneira a parecerem muito maior do que ele realmente é.
Quando os discípulos viram o suposto fantasma, não viram Jesus. Isto quer dizer, que enquanto estamos medindo o tamanho do nosso problema, não conseguimos enxergar Jesus vindo em nossa direção;
3-      A tempestade trás a nossas vidas, o medo generalizado.
 A Bíblia diz através desta passagem que os discípulos ficaram ATERRORIZADOS.
Quando passamos por uma situação de medo muito extremo, comum em momentos de lutas, e provações, temos a tendência a nos paralisar.
Paralisia esta, que mesmo após o problema ter passado, ainda sofremos efeito dela. Comum é encontrar pessoas que após uma tentativa frustrada, passam a ter medo de tentar novamente, pois estão paralisados.
Exemplo disso são pessoas que são reprovados em algo, e nunca mais voltam a tentar.

4-      A Tempestade faz nós nos concentrarmos no problema.

Quando estavam em meio a tempestade, mesmo sabendo que estavam próximos a Jesus, e que andavam com ele, os discípulos ainda assim se levaram pela circunstância. Ora, eles andavam com Jesus diariamente. Eles sabiam da força que há na fé, mas mesmo assim se concentraram no problema em que estavam passando nesta situação.
O que Jesus tenta nos mostrar nesta passagem, é que NÃO IMPORTA A CIRCUNSTÂNCIA do problema. Não importa se para você é algo impossível. Não importa se para você, a morte é iminente. O que importa é que o nosso foco nunca deve ser o tamanho do problema, mas sim se concentrar em DEUS! Ele acalmou aquela tempestade, e poderá te tirar do seu problema. Basta que confie NELE.
Em meio a tempestade, tenho a vocês então 4 pontos para te fazer TER ESPERANÇA:

1-      A tempestade tem dia para começar e terminar.
Acreditem, queridos amigos, que por mais que seja um furacão, ele nunca é eterno. Por mais a chuva, a tempestade seja intensa, seja forte, seja dura, ela um dia termina. Basta que tenhamos fé, e esperança no Senhor. Basta que depositemos a nossa confiança em Jesus.
Lembrem-se: O choro pode durar uma noite, mas pela manhã vem a alegria. (SL 30:5)

2-      O fato de estarmos em meio a tempestade não significa que o Senhor não está conosco.

Informo a vocês, que por mais que Jesus não estivesse dentro do barco, ele estava lá em Espírito, e guardava a vida de cada um dos discípulos. JESUS só quer nos testar para ver até onde confiamos NELE. O tempo de Deus, não é o nosso tempo. Ele espera que confiemos em seu tempo para acalmar a tempestade.

3-      Em meio à tempestade, vemos que podemos confiar.
Jesus nos mostra através desta passagem que a nossa confiança deve estar UNICAMENTE nele. Vemos através desta passagem que apenas quando os discípulos reconheceram que era Jesus quem vinha, e logo em seguida entrou no barco, foi que a tempestade parou.
Em nossas vidas é o mesmo. Não devemos confiar em nós mesmos, e em nossas próprias forças, pois não temos capacidade de sair da tempestade sozinhos. Por mais que a luta seja grande, Jesus nos pede que confiemos nele. Mesmo quando tudo diz que não, Ele nos encoraja a continuar.

4-      O barco que Jesus está presente JAMAIS irá afundar.

Esta afirmação é tão revigorante! Pois nos mostra que quando convidamos Jesus para estar ao nosso lado no barco, podemos confiar que a vitória é certa. Ele nunca deixará que nós afundemos! Ele zela pelas nossas vidas, de modo a entendermos que com ele, temos confiança, temos cuidado, e temos amor! Jesus nos ama, e quer nos fazer vencedores. Basta que o convidemos a estar em nosso barco!


Um comentário:

  1. Palavra interessante e edificante mesmo!
    Bom fim de semana e fique na paz de Cristo!

    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    https://pt-br.facebook.com/ezequiel.dominguesdossantos.7

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir